terça-feira, 31 de agosto de 2010

Saúde para todos!

Até quando profissionais da área da saúde serão valorizados pelo seu trabalho? Em menos de 04 meses nos deparamos novamente com a greve em nossa cidade. E quem paga por esta briga de interesses? Certamente a população, que na procura por atendimento, acaba ficando na fila de espera.
Desde ontem, os médicos do Sistema Único de Saúde retomaram com a paralisação que havia sido interrompida em abril por decisão judicial. A população que procurou por atendimento, foi orientada a aguardar, e somente casos de urgência foram atendidos. Mas como avaliar o que é mais urgente, se estes já estão na emergência?
A população lamenta pela situação, e espera que a prefeitura solucione o problema de imediato. De acordo com a secretária municipal da saúde, estão sendo contratados médicos para atendimento emergencial, até que entrem em acordo com o Sindicato. Neste intervalo de tempo, aconselha que somente procurem os serviços, em caso de extrema gravidade.
Maiores informações no Jornal O Pioneiro, 31/08/2010.

Caxias do Sul, por Luana Busnello, estudante de Psicologia.





Brasil tem 23% dos estudantes acima do peso

A obesidade e o sobrepeso são os principais problemas nutricionais dos estudantes brasileiros. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009 (PeNSE), realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, aponta que 23,2% estão acima do peso, enquanto 2,9% apresentam peso mais baixo que o ideal. O estudo, divulgado nesta sexta-feira, é uma avaliação do estado nutricional dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de 1.453 escolas públicas e privadas, das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal (DF), onde se registrou medidas de peso e altura de 58.971alunos com idade entre 13 e 15 anos. A pesquisa revelou que 2,9% destes estudantes estão com baixo peso, enquanto 16% apresentam sobrepeso e 7,2% estão obesos. No entanto, a grande maioria dos alunos, 74%, está com estado nutricional adequada.



A capital com a maior proporção de estudantes obesos no País é Porto Alegre (10,5%), que tem ainda o maior índice de alunos com sobrepeso (20,11%), alcançando um total de 30,61% de adolescentes com excesso de peso. Já os maiores deficits de peso foram encontrados em Salvador (9,1%), São Luis (8,5%) e João Pessoa (8,3%). A maioria dos jovens com sobrepeso estuda em escolas privadas.

Os pesquisadores também avaliaram como está a autoimagem dos estudantes e descobriram que 35% das meninas que se classificam como “muito gordas” estão com peso normal, o mesmo acontece com os meninos 21,5% acreditavam ter que emagrecer mais não precisam. As distorções também acontecem com 25,3 das jovens que se autoclassificaram como magras, na verdade estavam com excesso de peso, com os meninos a proporção foi de 29,2%. Isso mostra que muitos adolescentes precisam se cuidar e não sabem.

Maiara Almeida, Psicologia

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cada palavra tem um significado que se esconde

No Dicionário Nada Convencional de Arlene Renk, a autora apresenta palavras do nosso cotidiano, que são ditas sem sabermos o real significado. Nós estudantes de Psicologia, Biomedicina, Educação Física, entre outras, precisamos estar cientes de que iremos atender pessoas de diferentes culturas com suas particularidades linguísticas. Precisamos manter nossa postura ética e ter sempre a consciência de que cada ser humano tem suas dificuldades e cabe a nos aceitar.





Jordana da Costa
Psicologia

domingo, 29 de agosto de 2010

TODOS MERECEM UMA SEGUNDA CHANCE

Todos merecem uma segunda chance e não poderia ser diferente com os animais. Nesta quinta feira dia 26 de agosto, seria a a vez da baleia Jubarte que voltou a encalhar em Capão Novo, no Litoral Norte da costa gaúcha ter a sua segunda chance de viver. O animal, porém, não resistiu e morreu no final da tarde. As tentativas de desencalhar o animal foram duas, na última foi apontado que o animal estava com dificuldades de respirar, na medida em que o peso do animal acaba comprimindo os órgãos. Lamentavelmente o animal não ressistiu e acabou morrendo. Mas todos estão de parabéns pelo esforço realizado.



CLAUDETE SELTENREICH, estudante de Psicologia.

Semana Acadêmica da Psicologia - FSG

   Alunos da Psicologia, NÃO deixem de participar. É a nossa semana, nosso momento de participarmos.
De 30/08/2010 a 03/09/2010, no auditório da Faculdade da Serra Gaúcha.
   Venham colaborar com este evento!

Luana Busnello, estudante de Psicologia.
29/08/2010

Brasil é o segundo país mais estressado do mundo

   Na reportagem exibida pelo Globo Repórter, no dia  27/08/2010, mostrou que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, perdendo apenas para o Japão. Pesquisadores investigam as causas mais íntimas do problema, e, a causa para tanto estresse dos brasileiros é o trabalho. O estresse profissional afeta 69% da população brasileira, onde a longa jornada de trabalho está prejudicando o estilo e a qualidade de vida das pessoas. Os profissionais da área de segurança são os que possuem nível mais alto, devido as periculosidades da função. Sem dúvida, isso é resultado da busca pelo sucesso, da estabilidade ocupacional, da tecnologia avançada e do mundo tumultuado a nossa volta.

Postado por Luana Busnello, estudante de Psicologia.
29/08/2010.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alimentação Saudável, Preocupação Governamental?

Há muito tempo existe o debate entre governo, empresas e defensores da saúde, sobre o que a população ingere e como é estabelecido esse tipo de controle. Levando em consideração a afirmação que "Somos o que comemos" você realmente se preocupa com o que bota pra dentro de seu organismo?

Quantas pessoas hoje em dia tem o privilégio de plantar,colher e comer algo totalmente natural? Algo do qual se saiba a procedência, garantido ao nosso corpo um alimento fresco, orgânico e logo muito mais saudável.

O que muitos desconhecem é que existe um projeto de nível mundial contraditoriamente executado pela ONU, FAO e OMS.

Esse chamado de Codex Alimentarius, que tem como finalidade regulamentar os alimentos comercializados para a população, e também o nível de agrotóxicos e demais substâncias biotecnológicas que são usadas nos processos de alimentos em grande escala e com fins comerciais.

Isso pode ser facilmente conferido no site oficial do Ministério da Agricultura

http://www.agricultura.gov.br/

O que preocupa muitos especialistas são os níveis elevados e falta de notificações em cima dos alimentos transgênicos, como se já não bastasse a era dos fast-foods e alimentos industrializadas, sem nenhum tipo de vitamina, mas com uma lista enorme de substâncias nocivas ao corpo humano, agora também os produtos de origem natural já não são conforme a natureza, mas sim OGM (organismos geneticamente modificados).

Claro que politicamente falando existem muitos argumentos para defender essa prática, mas tudo não passa de ingenuidade da população, para o poder, no fim tudo se resume a lucro. O governo apoia empresas que monopolizam o mercado transgênico como a Monsanto , e esquece da agricultura familiar e demais coisas do gênero.

Cabe a cada um pesquisar sobre fatos, e analisar a quantidade absurda de substâncias transgênicas que estamos ingerindo a cada dia, em épocas como essa, aonde as variações climáticas se tornarão corriqueiras, nosso sistema imunológico agradece pela preocupação com ele.



Rafael Bortoluzzi

Educação Física.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O QUE SE SABE SOBRE O HORMÕNIO DA MATERNIDADE- OCITOCINA

Um estudo inédito realizado com pais de primeira viajem mostra que a produção de ocitocina, hormônio ligado à maternidade e ao parto, também dispara em homens mais envolvidos com seus bebês , além do que este hormônio ajuda na auto confiança , estimula a generosidade, facilita  a integração social, diminui o medo e reforça o prazer sexual.


 Este hormônio já é conhecido por estimular as contrações uterinas no trabalho de parto, a ejeção do leite na amamentação e a criação de laços entre mãe e bebê.

Portanto, pais sejam carinhosos usem palavras maternais, assim serão felizes com seus filhos.


CLAUDETE SELTENREICH; Estudante de Psicologia.

Pintas na pele: perigo ou charme?

Quem tem pintas na pele deve ficar atento para variações de tamanho, coloração, sensibilidade e textura desses sinais, alerta Fábio Busnardo, cirurgião plástico. De acordo com o profissional, especialista em câncer de pele, as maiores causas para o aparecimento dos melanomas são a exposição excessiva ao sol e os fatores genéticos. Somente a avaliação de um dermatologista ou cirurgião plástico é que pode indicar a necessidade de retirada, ou não, da lesão, pois, em alguns casos, pode se precisar extrair parte dos tecidos e promover a reconstrução da pele.
Sirlei Steinmetz, Psicologia

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR


A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR



        Vivemos em um mundo onde o valor do ser humano se mede pela qualidade de riquezas que possui. Parece que o interior das pessoas é de pouca importância,valendo mesmo as superficialidades.
       O que vemos é o ditado que afirma: “ao invés de as pessoas usarem as coisas e amarem as pessoas,elas amam as coisas e usam as pessoas”. O mundo nos ensina a consumir e consumir cada vez mais e nos cobra a obediência a esse mandamento. Aqueles que não conseguem são vistos como cafonas e atrasados. Ter o carro do ano, o celular mais moderno, as roupas mais fashions são alguns itens para ser uma pessoa popular e bem vista na sociedade. A ordem é consumir, pouco importando se são ou não necessidades.
     O dinheiro, que é meio de troca que permite adquirir tudo isso, passa a ser o centro da vida das pessoas. E estas se tornam escravas dele. O mundo de nossos tempos gira em torno da economia. Os líderes das nações buscam aumentar o Produto Interno Bruto (PIB), a renda per capita, enfim, as riquezas de seus países, pouco importando a forma como esse aumento de riquezas acontece.E o que acontece é que a riqueza se multiplica nas mãos de poucos e a miséria se multiplica nas mãos de muitos.
     Precisamos, sim, buscar modelos de economia que estejam a serviço da vida, que levem a um verdadeiro desenvolvimento, que busquem o aumento das riquezas -já que esta é uma condição necessária para o modelo econômico que aí está instalado. Mas também é primordial que busquem uma melhor divisão dessas riquezas entre todos, que estes recursos adicionais se voltem para a oferta de um sistema educacional, de saúde e de segurança melhores. É preciso que despertemos para o fato de que é a vida, e não o dinheiro, que deve estar em primeiro lugar. Devemos, portanto, promover os valores humanos, o bom caráter, o companheirismo, a fraternidade, colocando a economia a serviço da vida e não o contrário, como infelizmente acontece nos dias atuais.

Jessé Gomes Ferreira


                                            Mundo Jovem – Um jornal de ideias. JUNHO DE 2010.

     

        Postei este texto,pois achei muito importante as veracidades colocadas pelo autor,sobretudo a respeito da preocupação do TER sobre o SER – O grande problema da humanidade .As pessoas inseridas neste contexto não têm a preocupação com suas qualidades de vida, pois na busca do ter, seguir os modismos, acompanhar o modernismo,quase sempre consumista, tornam-se escravas das superficialidades, dizem "não ter tempo" , tornando-se assim,estressadas e doentias.Na caça ao dinheiro,esquecem de valorizar as riquezas humanas, as pequenas coisas que lhes trariam bem estar e saúde como:valorizar os seres humanos, relaxar, passear ao ar livre, praticar exercícios físicos, ingerir alimentos mais saudávies, cuidar do seu interior, amar, perdoar,refletir.


                                               Fernanda Flores Staud- Educação Física.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Drenagem linfática

      A drenagem linfática não deve ser confundida com a massagem estética. Embora, em alguns casos, seja possível terem-se resultados estéticos através dessa técnica, que é diferente tanto na aplicação como na resposta do organismo, ela é praticada por movimentos lentos e sutis e visa à desintoxicação do corpo por meio das vias linfáticas; já a massagem estética, como o próprio nome diz, tem como finalidade, modelar o corpo e reduzir medidas através de movimentos rápidos e intensos. Por isso, não se pode esquecer que a técnica desenvolvida para enxugar os tecidos das toxinas, foi, inicialmente, desenvolvida para pré e pós-cirurgia, para aliviar, não para embelezar.

      Clicando no link http://www.youtube.com/watch?v=E7s9aAYOxR8&feature=more_related, pode-se assistir a um vídeo que ensina um pouco da técnica para aplicação caseira, automassagem.
Sirlei Steinmetz, Psicologia.

domingo, 22 de agosto de 2010

FRACASSO DA LEI SECA

     Um estudo realizado informou que os acidentes de trânsito em relação à bebida continuam devido ao motorista não ter tomado consciência da Lei, ou seja, continuam bebendo e dirigindo. Esse diagnóstico demonstrou que além de destruir famílias ainda deixam um prejuízo milionário para sociedade.
     Outro dado importante é que a maioria das mortes por consumo de bebida concentra-se em locais próximos a bares. A um nítido retrocesso para sociedade.
     Até quando veremos estes dados negativos em nossa sociedade moderna?


Claudete Seltenreich, 22 de agosto de 2010, Estudante de Psicologia.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

VOLTA DO SARAMPO

     Por incrível que pareça o Brasil voltou a registrar casos de sarampo. Há mais de quatro anos não apareciam casos de sarampo no Brasil. A doença retornou em três irmãos, residentes no estado do Pará, e em duas irmãs, moradoras no estado Rio Grande do Sul.
     O Governo informa que estes casos não são originários do Brasil e sim de outro país, principalmente da Argentina. Mais precisamente de Buenos Aires, uma vez que as irmãs gaúchas estiveram naquelas cidade
mas a grande pergunta é e os irmãos do Pará? Eles não viajaram para fora do Brasil, mas também não foram vacinados. Espera-se que seja um caso isolado e autoridades brasileiras devem ficar em atenção.


Claudete Seltenreich, 20 de agosto de 2010. Psicologia

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CARO LEITOR!

Sejam todos bem-vindos ao blog EDUCAÇÃO E SAÚDE, fomentado pelos alunos dos cursos de Psicologia, Educação Física, Fisioterapia e Biomedicina da Faculdade da Serra Gaúcha, matriculados na Disciplina de Português Instrumental. Este é um espaço de informação, discussão, atualização e estudo proposto como projeto de Práticas Supervisionadas. Pretende também enquanto locus de interação ser uma oportunidade de aprendizagem para toda a comunidade acadêmica. Um espaço de responsabilidade também, pensando que todo o material aqui postado deve conter assinatura do autor, assim como os comentários tecidos assumidos pelos participantes das discussões.
As novas tecnologias constituem-se como ferramentas inovadores para o exercício da democratização  e construção do conhecimento. A saúde e a educação são áreas de pesquisa em fecunda produção. A articulação do discurso e da linguagem com o conhecimento são competências emergentes para quem deseja se inserir neste espaço de troca e crescimento. Os verbos escrever, comunicar, dialogar, participar somam-se ao blogar. São ações responsaveis muito bem recebidas por aqui. Sejam benvindos. Sucesso a todos.

Samuel Frison - Professor da Disciplina de Português Instrumental e Produção Científico-Textual