Uma pesquisa da ISMA, associação internacional para prevenção e tratamento de estresse, mostra que cada vez mais crianças têm de lidar com o estresse, há pouco tempo considerado “doença de adulto”. E apontou suas três principais causas entre crianças de 7 a 12 anos de idade.
Sendo que 63% das crianças entrevistadas apontam que as criticas e desaprovação dos próprios pais é o que mais incomodam elas. Em segundo lugar vem o excesso de tarefas rotineiras com 56%. E o bullying vem em terceiro com 41% das crianças reclamam da pressão dos colegas. A pesquisa foi realizada com 220 crianças do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
Um dos motivos apontados pela especialista é o ambiente de brigas na família, que torna as crianças pouco comunicativas. Com o tempo, além da falta de expressão, chegam às dores de cabeça, de barriga e pouco ânimo para sair de casa.
“Os pais começam a ficar preocupados, mas ao levar os filhos aos pediatras, muitas vezes nenhuma causa clínica para o mal-estar é revelada”, afirma Ana Maria. “Após encaminhar a psicólogos, há casos que chegam a necessitar de medicação, para depressão ou para ansiedade.”
Maiara Almeida - Psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário