sábado, 30 de outubro de 2010
O Horário de Verão
O horário de verão tem a finalidade de promover a economia de energia elétrica, aproveitando a luz dos dias mais longos das estações de verão e primavera. É utilizado por cerca de 30 países. No Brasil, os relógios são adiantados em uma hora, mas isso varia de país para país.
A implantação do horário de verão sempre foi muito polêmica. Há pessoas que defendem, alegando os benefícios de uma hora a mais sob a luz do sol, outros protestam, pelo fato de que terem de acordar uma hora mais cedo. Ambos os lados têm sua razão, afinal cada organismo se adapta de maneira diferente quanto às mudanças do meio.
A abstinência de sono durante os primeiros dias causa uma desordem temporal interna – tendência do organismo a sincronizar seus ritmos ao novo horário, mas após alguns dias, essa ordem é restabelecida. Mal-estar, dificuldade para dormir, sonolência diurna, alterações de humor e de hábitos alimentares são alguns dos efeitos mais comuns dessa mudança.
As crianças e os adolescentes podem sofrer mais intensamente os efeitos do horário de verão, pelo fato de sentirem maior necessidade de horas de sono do que as pessoas mais velhas. O sono segundo o ponto de vista neurológico, é muito importante, pois é durante ele que se restabelece a energia para a aprendizagem.
Ethel Cechinato Cagol - Acadêmica de Psicologia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário