sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Estudo aponta que pessoas mais felizes costumam manter diálogos mais construtivos e inteligentes

Estar mau humorado, desanimado e emitir comentários ou fazer boatos negativos não vai ajudar em nada.
Uma boa conversa sobre o assunto com as pessoas a sua volta sobre o que realmente pensam e sentem pode ajudar a levantar o astral. Pelo menos é isso que garante um estudo recém-publicado no periódico Psychological Science. Pesquisadores das universidades do Arizona e de Washington, nos Estados Unidos, usaram um aparelho discreto para gravar a conversa de 79 estudantes durante quatro dias, onde chegaram a esta conclusão.

Analisaram quantas das falas foram superficiais e banais, e quantas pareciam mais significativas e profundas. Após esta avaliação de conversas, especialistas realizaram questionários com estes estudantes e seus amigos mais próximos, para relatarem quanto pareciam estar felizes e satisfeitos com a vida que levavam. Por meio desta junção, os cientistas conseguiram "medir" o bem estar dos envolvidos.

Os “felizes” passaram 70% mais tempo conversando sobre assuntos consistentes (como ideias, planos, desejos, sentimentos ou mesmo inquietações). Segundo o psicólogo Matthias Mehl, pesquisador da Universidade do Arizona e um dos coordenadores do estudo, esse fato sugere que o tempo que uma pessoa gasta na presença das outras é um bom indicativo de seu “nível de felicidade”.

Mas não basta ter companhia, é fundamental cultivar relacionamentos sólidos e confiar naqueles com quem convivemos – ou pelo menos em alguns – a ponto de nos sentirmos seguros para expressar o que realmente acreditamos, queremos e tememos.

O artigo completo no site: psicologado.com
Fonte: Revista Mente & Cérebro



LUANA BUSNELLO - ESTUDANTE DE PSICOLOGIA

2 comentários:

  1. Pois é colega, isto é certo o quanto mais conversamos com pessoas interessadas, que falam assuntos interessantes, mais realizados nos sentimos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, uma conversa interessante nos deixa satisfeitos.
    Até a aula!!

    Luana Busnello

    ResponderExcluir