quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Enxaqueca causada por gene defeituoso?

       O estudo publicado na revista Nature Medicine, diz que a enxaqueca aconteceria pelo mau funcionamento de um gene conhecido como Tresk, que é responsável pela ativação de áreas do cérebro, através de fatores do ambiente, que controlam a dor. Uma em cinco pessoas é afetada pela enxaqueca. Em alguns casos, ela vem acompanhada de sensibilidade à luz e náuseas. Segundo o médico Aarno Palotie, essa descoberta pode ajudar na procura por novos tratamentos, mas que será um longo caminho para a cura.
Mais informações: Notícias Uol Ciência e Saúde

Shaíze Roth - Psicologia

ANVISA cancela registro de medicamento contra diabetes

Segundo agência, foram constatados riscos no uso do remédio Avandia.
Pacientes que usam esse medicamento devem procurar médico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelou nesta quarta-feira (29 de setembro) o registro do medicamento Avandia, fabricado pela empresa GlaxoSmithKline, que é utilizado no tratamento contra diabetes. O laboratório deve recolher o medicamento em todo país.
Segundo a agência a decisão foi tomada após estudos que constataram os riscos de utilização do remédio, entre os problemas destacados pela ANVISA estão à alta probabilidade de ocorrência de infartos, insuficiência cardíaca e derrame.
A recomendação aos pacientes que usam esse medicamento é procurar o médico para mudar a prescrição e recomenda-se também, relatar a existência de problemas cardiovasculares, caso existam. Não é recomendado interromper o tratamento sem falar com o especialista, hoje existem nove outras classes de remédios para esse tipo de diabetes.
Os médicos não devem receitar esse medicamento e são orientados a informar oficialmente casos de pacientes que apresentaram efeitos colaterais. Em nota, o laboratório afirmou que cumprirá todas as determinações regulatórias em relação à decisão.


Vanessa Ribeiro
Psicologia

Cientistas criam primeiro ovário humano artificial

    
     Um ovário artificial foi criado em laboratório por uma equipe de cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Brown, Estados Unidos. Ajudar mulheres a engravidar e lutar contra o câncer são os dois objetivos principais do novo equipamento que pode congelar e guardar óvulos não fecundados para serem fecundados pelos ovários artificiais. O objetivo na verdade era criar um estudo para entender como as células do ovário interagem, não um órgão artificial.

     Em minha opinião esse é mais um grande avanço na área médica, e esse órgão artificial será uma salvação para muitas mulheres.


Mais informações na notícia completa:
http://www.biomedicos.com.br/index.php/2010/09/29/cientistas-criam-primeiro-ovario-humano-artificial/



Stefany Godoy, acadêmica de Biomedicina.

Menino é internado para operar a hérnia e fimose e sai sem amígdalas

    O menino Luiz Otávio, de sete anos, teve as amígdalas extraídas numa cirurgia, para surpresa de seus pais.
   “Quando fui olhar ele estava pondo sangue pela boca e pelo nariz. Com a boca inchada. Perguntei a enfermeira o que era, ela falou que eles tinham feito uma cirurgia da garganta. Eu disse que então fizeram a coisa errada, Elza Helena Nunes  mãe do menino.
    O garoto entrou no hospital para ser operado de hérnia e de fimose, não de garganta. Os pais de Luiz prestaram queixa à polícia e pretendem entrar na justiça contra a Santa Casa de Araxá, onde a operação foi feita. Eles acreditam que o filho foi confundido com um outro paciente.
   “Tinha uma outra criança no quarto com o nome de Luiz, levou o meu no lugar do outro”, diz a mãe.
   O diretor clínico do hospital afirma que todos os procedimentos pré-operatórios foram realizados. Mas como o menino apresentou um sangramento na garganta ao ser entubado, a médica avaliou a situação e fez a operação de amígdalas.
   “Normalmente é feita uma rotina. Os familiares são indagados sobre o nome do paciente, qual procedimento cirúrgico. Pela enfermagem até o encaminhamento cirúrgico. No centro de cirurgia é realizada uma nova checagem. Então todos os procedimentos foram realizados”, declara o diretor clínico e médico, Daniel Angoti Akel.
    Agora, o menino vai ter de esperar um mês para fazer as cirurgias de hérnia e de fimose.


Fernanda Flores Staud - Educação Física

terça-feira, 28 de setembro de 2010

      Cafeína ajuda a estabilizar o humor



      Cientistas da Universidade de Coimbra iniciaram uma nova investigação centrada nas doenças do humor na sequência dos seus estudos com café para tratamento de doenças do cérebro, entre elas a depressão e a doença de Alzheimer.
     Foram feitos alguns estudos, e foi concluido que ingerindo  doses contínuas de café diminui a chance de contrair a doença de Alzheimer. Essa equipe pode também perceber, com surpresa, que animais com depressão eram mais toleráveis quando lhes era dado cafeína.
      O líder da investigação, Rodrigo Cunha, da Faculdade de Medicina de Coimbra decidiu ampliar a investigação para que possa ser útil na área de pessoas com depressão.
      Os investigadores pensam ter descoberto o alvo molecular onde actua a cafeína: o receptor A2A para a adenosina.
      Jéssica de Lima Gonçalves- psicologia

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Fisioterapeutas do município de Tupanciretã-RS recebem segundo lugar no prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção”

Fisioterapeutas do município de Tupanciretã-RS recebem segundo lugar no prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção”

Publicado/Atualizado em 12/8/2010 16:57:48

Fisioterapeutas do município de Tupanciretã-RS recebem segundo lugar no prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção”

O Ministério da Saúde premiou os 10 municípios que apresentaram as melhores práticas na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. A entrega dos prêmios aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho, em Brasília, durante o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DSTs e AIDS.

O município de Tupanciretã ficou em segundo lugar na premiação. A iniciativa premiada é de autoria da fisioterapeuta Themis Goretti Moreira, que coordena o Centro de Atendimento ao Educando – CAE/Tupanciretã e UNICRUZ. O projeto vencedor é desenvolvido na comunidade escolar do município pelos acadêmicos da disciplina de Fisioterapia na Promoção e Prevenção à Saúde – 2º período do Curso de Fisioterapia –; em parceria com a 9ª. Coordenadoria Regional de Saúde; a 9ª. Coordenadoria Regional de Educação; as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Desporto de Tupanciretã-RS; a Câmara Municipal de Vereadores; e o Grupo Gestor Municipal.

O Prêmio “Município-Mundo de Boas Práticas de Prevenção” foi criado pelo Programa Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS (PN-DST/AIFD), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e ao Ministério da Saúde. A ação é uma estratégia de Saúde que objetiva aproveitar as potencialidades oferecidas pelos municípios brasileiros e consolidar o sistema de saúde universal, aliando crescimento e sustentabilidade às tecnologias de prevenção centradas na busca de qualidade de vida.

A premiação também contou com a entrega do selo, que tem o objetivo de estimular e fortalecer o engajamento dos municípios brasileiros nas políticas públicas nacionais de saúde sexual e saúde reprodutiva, a fim de promover a descentralização da Gestão em Saúde e reconhecer as iniciativas das cidades para a prevenção das DST/HIV/AIDS.

Danahur

INSÔNIA

                                                                       INSÔNIA



A insônia é um quadro de hiper vigilância. É bom lembrar que há vários distúrbios do sono e que podem ser de origem multifatorial. A insônia, caracterizada especialmente pela dificuldade ou impossibilidade de dormir é um deles, mas é importante saber que ela não é uma doença e sim um sintoma, um sinal de que algo não está bem.
Portanto, para um tratamento efetivo é primordial descobrir a causa e
intervir nela e não no sintoma. Tentar agir direto no sintoma seria uma tentativa paliativa ou tratar superficialmente. Sem extrair a raiz do problema (a causa) o sintoma pode não desaparecer ou tornar-se recorrente, remissivo (reaparecer). Na insônia é comum não haver resposta medicamentosa eficaz, principalmente quando a causa é emocional.
A causa da insônia pode envolver fatores psicológicos ou fisiológicos e às vezes ambos. Acredita-se que em torno de 90% do desencadeamento da insônia seja psicológico e não raras vezes, como sinal antecipatório de um transtorno que está se instalando. Pode estar envolvido também por uso de substâncias como drogas medicamentosas, etc.
Como fator psicológico podemos citar a não aceitação da realidade intrínseca ou do cenário vivencial, sentimentos de injustiça e rejeição ou abandono, depressão, ansiedade, insegurança, medo ou até mesmo pânico, preocupação excessiva, stress, mudanças repentinas ou drásticas em alguma área da vida, implicação de processo doloroso físico ou mental, questões relacionadas a sexualidade e também acerca da vida pregressa: infância e vida intra uterina. Situações mal adaptadas,
experienciadas de forma inerente ou assistidas no passado, podem, em
qualquer momento da vida, fazer desencadear não só a insônia mas também enfermidades de qualquer tipo, desde leves erupções da pele ou sensação de mal estar à profundos processos dolorosos em membros, órgãos ou sistemas quando a pessoa tem de enfrentar uma situação que inconscientemente, remete ligação à aquele fato.
O sintoma da insônia psicologicamente traduzido seria que, inconscientemente, a pessoa sente necessidade de permanecer alerta, vigilante, porque encontra-se na iminência de que algo possa acontecer, precisa decidir sobre algo ou encontrar resolução para algum tipo de problema...em outras palavras, precisa estar acordada para resolver, decidir, se proteger, para se defender de algo que ela supõe que possa lhe fazer mal. Esse "algo" muitas vezes é desconhecido...a pessoa não sabe o que é.
Como fator fisiológico, pode estar relacionado ao SNC Sistema Nervoso Central, podendo envolver também o SNP Sistema Nervoso Periférico, em especial o hipotálamo e região adrenal. Acometimentos dolorosos como enxaqueca, fibromialgia e tantos outros, podem provocar ativação fisiológica no SNC e no eixo hipotálamo- adrenal, fazendo permanecer em vigília e impedindo o relaxamento necessário para adormecer.
Para a investigação diagnóstica fisiológica sugere- se a poli- sonografia que inclui o eletroencefalograma, o eletro-oculograma e eletromiograma que visa quantificar e qualificar o sono, e também a ressonância magnética e a tomografia computadorizada por imagem tridimensional podem ser indicadas, especialmente porque apresentou quadros dolorosos cerebrais. Sem esquecer uma boa análise clínica, é claro.
Para a investigação psicológica, pode-se indicar uma aprofundada análise detectando vivências mal elaboradas e não adaptadas que possam constituir ou agravar o problema.
Para uma análise profunda e integral envolvendo aspectos psicológicos e
fisiológicos, é indicada a Avaliação Neuropsicológica do tipo Flexível e
Complementar. A ANFC considera o Ser humano como um Ser integral, diagnostica investigando a causa e pode fazer indicações de programas de
tratamento envolvendo aspectos psicológicos e fisiológicos.
O tratamento da insônia tem apresentado resultados muito significativos
com a intervenção pela Medicina Psicossomática, Hipnose e Terapia
Cognitiva Comportamental. A Medicina Psicossomática trata enfermidades fisiológicas correlacionadas a problemas psicológicos, a Hipnose (em estado alterado da consciência), intervém eliminando registros negativos da vida
pregressa que afetam a condição psicológica e fisiológica em qualquer fase
da vida e, a Terapia Cognitiva Comportamental atua
modificando as crenças sobre si mesmo e sobre o universo vivencial, crenças essas, podendo ser verdadeiras ou produzidas e internalizadas
como verdadeiras, que geram sofrimentos e prejuízos por mau posicionamento
de ser e estar no mundo, que fazem a pessoa sentir-se inadequada, inadaptada como o dito popular; "sinto-me peixe fora d´água".

 Ieda Couto - Psicologia


Médicos "Congelam" pacientes para cirurgia cardíaca

     Médicos nos Estados Unidos estão usando uma técnica revolucionária que congela os pacientes até um ponto em que eles poderiam ser considerados mortos para depois submete-los a cirurgias cardíacas complicadas.
    A técnica, usada no Hospital New Haven da Universidade de Yale, induz a hipotermia reduzindo a temperatura do corpo do paciente dos 37 graus normais para apenas 18 graus centígrados.
   "O corpo está essencialmente em real estado de animação suspensa, sem pulso, sem pressão, sem sinais de atividade cerebral", explica o médico John Elefteriades.
    A baixa temperatura do corpo permite que os cirurgiões tenham tempo para realizar a operação reduzindo o risco de danos ao cérebro e outros órgãos e diminuindo a necessidade do uso de anestésicos e máquinas.
   Depos da operação,o corpo do paciente é lentamente aquecido e seu coração,estimulado com um desfibrilador.



Fernanda Staud -Educação física.
                                                       

Câncer terminal some de menino de 3 anos e desafia médicos

Jordan Harden lutou contra a leucemia durante dois de seus três anos de vida, até que os médicos desistiram dos tratamentos e lhe deram algumas semanas de vida. Pouco antes de viajarem para a Disney, para que Jordan aproveitasse seus últimos dias, o hospital ligou dizendo que a doença havia desaparecido completamente, de acordo com o último exame realizado. Hoje, com 5 anos de idade, Jordan leva uma vida normal e freqüenta a escola. A história intrigou médicos sobre os motivos que podem fazer com que um câncer desapareça a partir da reação do sistema imunológico do próprio doente.



Mais informações na notícia completa:
http://www.biomedicos.com.br/index.php/2010/09/24/cancer-terminal-some-de-menino-de-3-anos-e-desafia-medicos/


Stefany Godoy, acadêmica de Biomedicina.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Bullying não é brincadeira!


         O Bullying é um ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, normalmente é praticado por pessoas mais velhas ou por pessoas que se sentem superiores aos outros. Os indivíduos que praticam Bullying têm como objetivo intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. Bullying é um comportamento agressivo e negativo, é executado repetidamente.
         Quando alguém chama nomes ou insulta outra pessoa repetidamente, trata-se de Bullying psicológico.Quando alguém dá um pontapé a outra pessoa, todos os dias, estamos perante uma situação de Bullying físico.
         Bullying não nasce do nada, os praticantes podem sofrer desse tipo de agressão em casa ou na escola, pelos próprios pais ou pelos professores. Muitas vezes essas pessoas também foram vítimas de bullying.
        As vítimas ficam com medo e não dizem a ninguém, depois, no dia seguinte, repete-se, e assim sucessivamente. Por isso estejam atentos.


        
 Vídeo sobre Bullying- Atos que podem trazer consequências para a vida toda!   -Jornal Nacional -http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM




Fernanda Staud- Educação Física

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MILAGRE OU FENÔMENO NATURAL

Em uma das passagens mais dramáticas da Bíblia, um forte vento leste soprando sobre o mar teria aberto as águas para Moisés e os judeus que fugiam do Egito. Agora, dois cientistas dos EUA, dizem que o milagre é compatível com as leis da física. Detalhe: para que tenha sido possível a abertura das águas deve ter ocorrido no Rio Nilo, e não no Mar Vermelho, como menciona as escrituras sagradas.

Mais um mito que é desvendado? é a ciência desmistificando a igreja? E colocando em dúvida a própria fé?



Claudete Seltenreich, estudante de psicologia.

Excesso de magnésio na água reduz QI infantil, diz estudo

          Cientistas canadenses revelaram um estudo que diz que uma concentração elevada de magnésio na água potável reduz o coeficiente intelectual (QI) das crianças. O estudo foi realizado com 362 crianças, com idades entre 6 e 13 anos, que foram submetidas a testes sobre suas capacidades cognitivas, motoras e comportamento, juntamente com a análise da quantidade de magnésio contido na água corrente de suas casas. Contudo, foi comprovado que 20% das crianças com usufruem da água com maiores níveis de magnésio mostraram QI 6 pontos abaixo daquelas que não consumiram água com magnésio.


http://www.biomedicos.com.br/index.php/2010/09/21/excesso-de-magnesio-na-agua-reduz-qi-infantil-diz-estudo/


Stefany Godoy, acadêmica de Biomedicina.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

10 pistas que anunciam um derrame

Acaba de ser mapeado em um novíssimo estudo, os fatores de risco que culminam em um acidente vascular cerebral, conduzido em 22 países. O resultado desse trabalho, batizado de Interstroke e publicado na revista científica The Lancet, são pistas preciosas que estão ligadas a uma probabilidade 90% maior de um derrame.


1. Pressão Alta: “É recomendável medir a pressão pelo menos uma vez por ano”, afirma o cardiologista Fernando Nobre, presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

2. Cigarro: “O fumo tem cerca de 4 mil substâncias nocivas à saúde e favorece o aumento da pressão e dos níveis de colesterol”, alerta o neurologista Alexandre Maulaz, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

3. Falta de atividade física: “O excesso de peso colabora com a hipertensão e o aparecimento do derrame”, alerta Alexandre Maulaz.

4. Níveis elevados de certas proteínas: Segundo o Interstroke, moléculas de nome estranho — as apolipoproteínas — requerem cada vez mais atenção, elas ajudam a delatar se as tubulações por onde trafega o sangue estão sujeitas a entupimentos. É diferente do colesterol, que pode ser baixado com um comprimido e a prática de atividade física.

5. Gordura abdominal: a gordura abdominal é muito perigosa, substâncias inflamatórias são fabricadas, tendo acesso livre à circulação estimulam a formação das placas que sufocam as artérias. Os homens não devem ultrapassar a marca dos 102 centímetros. Entre as mulheres, o limite para a silhueta é de 88 centímetros.

6. Diabete: quantidade em excesso de açúcar no sangue entope as veias, por essa razão os diabéticos sofrem mais com problemas circulatórios e os vasos menores sofrem lesões e param de fornecer oxigênio e nutrientes ao cérebro.

7. Dieta desequilibrada: a nutricionista Isabela Pimentel Mota, do Hospital do Coração, em São Paulo recomenda “maneirar no sódio e investir no cálcio dos derivados do leite e nos vegetais ricos em potássio para ajudar a regular a pressão e também é importante maneirar nas gorduras saturadas, presente na carne vermelha, e trans, dos produtos industrializados”.

8. Doenças do coração: quem já sofreu um infarto a probabilidade de um AVC é maior, pois ele deixa coágulos que podem subir até o cérebro. É importante então fazer exames periódicos com o cardiologista.

9. Álcool em excesso: No estudo Interstroke, pessoas que consomem mais de 30 drinques por mês ou protagonizam bebedeiras frequentes estão na linha de frente dos derrames, pois uma das hipóteses é a de que o álcool em excesso faz a pressão subir.

10. Estresse e depressão: não deixar a tensão do dia-a-dia e o desânimo tomar conta do cérebro são opções para evitar o AVC. Reservar uma parte do tempo para atividades ao ar livre elimina o estresse e ao mesmo tempo a depressão.


Aluna: Lenize P. Marques do curso de Psicologia. 20.09.2010
FONTE:

domingo, 19 de setembro de 2010

Cuidados com a sua coluna

Alguns tipos de problemas de coluna somente são resolvidos com atividades preventivas,  procurando um médico especialista em RPG (Reeducação Postural


Global) ou um fisioterapeuta. Os vícios de postura também trazem conseqüências irreversíveis com eles, não somente para a aparência física mas também para a respiração, o andar, a fala, o humor e até mesmo o raciocínio.

Algumas dicas que ajudam a manter uma boa postura:


. Espreguice seu corpo sempre que puder .

. Pratique uma atividade física com orientação, e sempre que o fizer aqueça e alongue bem o corpo antes da atividade. Alongue também ao final dela.

. Em atividades domésticas ou profissionais, evite manter a mesma posição por mais de uma hora, pois a musculatura se cansa e passa a estabelecer compensações posturais, além de provocar diminuição de raciocínio e concentração.

-A cada hora trabalhada, espreguice o corpo,  levante-se, ou movimente-se de uma forma diferente da que estava fazendo. Os segundos que você "perde", são ganhos em eficiência e saúde.

. Verifique se o monitor de seu computador está numa altura em que  1/3 superior da tela esteja na altura de seus olhos, estando você com a postura ereta ao sentar .

. Evite assistir TV deitado na cama ou no sofá.

. Ao falar no telefone, evite segurá-lo com o ombro, principalmente se durante o  dia isso se repetir muitas vezes ou por muito tempo.

-Atividades domésticas simples podem trazer uma sobrecarga para a base da sua coluna - região lombar:

. ao arrumar a cama, procure ajoelhar-se para acertar o lençol de baixo.

. se for lavar louça, fique o mais próximo da pia para não ter que inclinar tanto o corpo para frente, já que normalmente as pias são muito baixas.

. ao lavar o rosto de manhã ou ao debruçar-se sobre a pia do banheiro, faça-o sempre semi-flexionando os joelhos.
                                                                                       Redaçao do Saúde Informacoes


                                                          
 Muitas vezes pensamos que esse tipo de problema só acontece com pessoas de mais idade, porém é muito importante saber que precisamos ter muito cuidado com a nossa coluna, principalmente com a  postura e até no modo de andar, pois prevenir é o melhor que podemos fazer para, mais tarde, não acarretar em preoblemas mais sérios.
                                                                             

 Thâmis Kinstschner da Silva, fisioterapia

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ESPERANÇA NO CÉU

Estudos realizados informam que a camada de ozônio está se recuperando, o veto ao uso de gás nocivo à proteção do planeta foi exitoso.

A consciência ambiental produziu um milagre nos céus do planeta. A camada de ozônio, que protege a terra dos raios ultravioletas, parou de se deteriorar e deverá estar restaurada em meados do século, graças ao veto ao uso de produtos químicos em vigor há mais de vinte anos.

Porém ainda é muito pouco para o nosso planeta, e tenhamos certeza de que, se cada um fizer a sua parte deixaremos um mundo melhor para os nossos filhos e netos.

Não percamos a esperança, de dias melhores virão.


Claudete Seltenreich, estudante de psicologia  

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CONDENAÇÃO DE IRANIANA POR APEDREJAMENTO É SUSPENSA

A Iraniana Sakineh terá uma segunda chance. A pena de morte por apedrejamento está suspensa, o caso será revisado e por enquanto a pena esta paralizada.

A Iraniana foi condenada à morte por adultério e por participação no assassinato do marido. Segundo a lei islâmica aplicada no Irã, a Sharia, os dois crimes são punidos com a morte. No caso do adultério, a execução é feita por apedrejamento. O caso gerou uma onda de protesto internacionais em todo mundo, até o presidente Lula chegou a oferecer abrigo a ela.

Independente de religião, leis, ninguém merece pagar uma pena, com a vida, seja no Irã ou nos EUA.

Melhor sorte para Iraniana, independente do seu crime.

Claudete Selteirench, estudante de Psicologia.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Nova lei promete punir pais que jogam filhos contra ex-parceiros



A prática, conhecida como alienação parental, prejudica a formação das crianças. Desde setembro uma lei considera isso um crime.
Um pai fala da dor de uma ausência.
"Ela está bem distante atualmente. Já tem um ano que não a vejo...", diz.
Ele não pode ser identificado porque o caso ainda está na Justiça.
A mãe, com quem ele viveu pouco tempo, dificulta os encontros entre pai e filha desde que a menina tinha dois anos.
"Eu nunca passei um Natal com minha filha e ela vai fazer 18 anos agora...."
É um caso típico de alienação parental.
Alienação parental é um termo utilizado para que a gente determine o conjunto de sintomas que são criados ou imputados à criança, filho de pais separados, quando um dos pais tenta denegrir a imagem do outro a ponto de fazer com que ele não exista mais no imaginário e no interior dessa criança", explica a psicóloga e advogada Alexandra Ulmann.
Os maiores prejudicados são os filhos.
"Prejudica muito, na verdade a personalidade da criança se estrutura na relação com pai e mãe. Quando um genitor começa a desqualificar a imagem do outro genitor para essa criança, a identidade dela passa a ficar desestruturada e uma série de questões relacionadas a essa estruturação de personalidade ficam comprometidas, como relacionamentos no futuro, ansiedade, depressões.... Uma série de outras questões podem decorrer da alienação parental", diz a advogada.
Um mal comum na sociedade
"A alienação parental tem graus variáveis, existem aqueles que são bem sutis desde a dificuldade de contato telefone com a criança , da desqualificação do pai ou da mãe com aquele que cuida. É sempre aquela coisa muito sutil. Até situações mais graves como acusações falsas de abuso , psicologica ou sexual, são usadas dentro dos processos de alienação parental para destruir o vínculo afetivo entre um dos filhos e o genitor", comenta Alexandra Ulmann.
Mas desde o fim do mes passado, falar mal de pai ou mãe, ou dificultar a convivência, passou a ser considerado crime. A lei pune pais e mães que tentam colocar os filhos contra o ex-parceiro. O crime é definido como interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente.
Que tanto pode vir dos pais, quanto dos avós, ou de quem tenha a guarda da criança.
A nova legislação prevê multa, a ser definida pelo juiz, acompanhamento psicológico e até perda da guarda da criança.
Mas a lei não pretende apenas punir.
"A idéia é que a lei não seja só punitiva, seja pedagógica. A idéia não é só punir, porque muitas vezes as pessoas estão com tanta raiva , tanto odio do ex- parceito, que não se dão conta do que elas estão fazendo e da sequela daquilo para os filhos. Então a ideia é de que antes de ser só púnitiva ela seja pedagógica , que passe a se perceber a necessidade de manter e estimular o convívio da criança com ambos os genitores. A lei na verdade vai fazer com que aquele genitor que não entende isso ele comece a se sentir obrigado a ter cuidado com a visitação , ter cuidado com a imagem do outro genitor , que ele tenha cuidado porque ele sabe se não cumprir , ele vai ser punido por isso, então é uma forma de fazer as pessoas a pensar na consequencia daquilo que elas fazem e na consequencia desses atos na relação da criança com o outro genitor . O quanto isso é importante para saúde mental dela. Então na verdade é importante que ela seja pedagógica. O Judiciário precisa estar atento a isso. Mas na verdade a função pedagógica vai ter um limite , se não for cumprida vai haver punição", diz a advogada Alexandra Ulmann.
Após dezesseis anos de luta, a esperança homem é o tempo: ele espera que a filha entenda, quando for maior de idade, o amor de pai com que ela pode contar.


(Acesso em 08/09/2010)


Suelen Monteiro
Acadêmica de Psicologia

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mudança e transformação

"O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam."
Guimarães Rosa

Vanusa Bragagnollo
Psicologia

domingo, 5 de setembro de 2010

EXCESSO DE RAIOS X EXPÕEM PACIENTES A RISCO

Pacientes brasileiros estão sendo expostos sem necessidade à radiação em exames de raios-X e tomografias. A constatação é de pelo menos cinco estudos publicados nos últimos anos na revista científica "Radiologia Brasileira", que reúnem dados de hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Paraná e Pernambuco. A pesquisa aponta varias razões dentre elas, maior número de exames sem necessidade e equipamentos radiológicos descalibrados e funcionários mal treinados sobre a dose de radiação mais adequada.

Os problemas que podem ocorrer a pacientes expostos a radiação de forma errada são, lesões graves, queimadura e queda de cabelo, probabilidade de ocorrência de câncer.

Portanto, não pode os planos de saúde, muitas vezes para o médico poder ganhar mais, diagnosticar exames sem necessidade, somente para poder ter um extra em seus salários. Enquanto isso no Sistema Único de Saúde, é quase impossível conseguir exames gratuitos.

 A falta de proporcionalidade entre os planos de saúde privado e o SUS, é gritante.

O que podemos esperar é que profissionais comprometidos com a ética, possam ser mais coerentes na hora de pedir exames. Que não se preocupem apenas com o seu bolso mas sim com a saúde do seu paciente.

Claudete Seltenreich, estudante de psicologia.

Caxias do Sul, 05 de setembro de 2010.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Crise do SUS ameaça hospitais de Caxias do Sul

                Por falta de leitos, pacientes são tratados em cadeiras e macas.

     A cada 24 horas, pelo menos 60 pessoas buscam internação nos dois maiores hospitais da Serra que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas somente a metade consegue uma colocação.
     Isso não significa, porém, que o paciente selecionado terá uma cama à disposição. Na verdade, o atendimento ocorre em cadeiras e macas improvisadas em meio à agitação do pronto-socorro e das salas de recuperação.
    A pedido de profissionais e de gestores da saúde, o Pioneiro percorreu as alas do SUS do Hospital Pompéia e constatou que o sistema beira ao colapso. A situação se agravou nos últimos 15 dias.
    Tanto o Pompéia como o Hospital Geral (HG) admitem o improviso como forma de driblar a superlotação e os poucos investimentos do governo federal. Atualmente, a cidade conta com 60 leitos de UTI e 444 de internação pelo SUS. Para superar a crise, seria preciso abrir imediatamente 39 leitos de UTI adulto e pediátrico, além de 150 leitos de internação.
    Para isso, há projetos de expansão do Pompéia e do HG que dependem de verbas públicas. Isso quer dizer que a crise continuará por pelo menos mais um ano. A principal dificuldade é remover para os quartos os pacientes que se amontoam nas emergências.
    Diante desse grave problema, o Postão 24 Horas, por exemplo, tornou-se uma espécie de hospital temporário. Doentes permanecem de dois a três dias no setor de emergência, esperando por um leito hospitalar.
    Quem não tem cama, fica em poltronas. Por conta da falta de vagas em UTIs, cirurgias de casos menos graves estão sendo remarcadas três ou quatro vezes.



Pioneiro percorreu as alas do SUS do hospital pompéia e constatou que o sistema esta a beira do colapso.


 Jornal o Pioneiro Caxias do sul 28/08/10.




Fernanda Flores Staud- Educação Física.