quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ANVISA cancela registro de medicamento contra diabetes

Segundo agência, foram constatados riscos no uso do remédio Avandia.
Pacientes que usam esse medicamento devem procurar médico.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) cancelou nesta quarta-feira (29 de setembro) o registro do medicamento Avandia, fabricado pela empresa GlaxoSmithKline, que é utilizado no tratamento contra diabetes. O laboratório deve recolher o medicamento em todo país.
Segundo a agência a decisão foi tomada após estudos que constataram os riscos de utilização do remédio, entre os problemas destacados pela ANVISA estão à alta probabilidade de ocorrência de infartos, insuficiência cardíaca e derrame.
A recomendação aos pacientes que usam esse medicamento é procurar o médico para mudar a prescrição e recomenda-se também, relatar a existência de problemas cardiovasculares, caso existam. Não é recomendado interromper o tratamento sem falar com o especialista, hoje existem nove outras classes de remédios para esse tipo de diabetes.
Os médicos não devem receitar esse medicamento e são orientados a informar oficialmente casos de pacientes que apresentaram efeitos colaterais. Em nota, o laboratório afirmou que cumprirá todas as determinações regulatórias em relação à decisão.


Vanessa Ribeiro
Psicologia

Um comentário:

  1. O mais curioso disso, é o descaso da ANVISA para com os pacientes. Não sei se estou certa mas, geralmente quando é criado um medicamento, eles não tem que fazer vários testes e estudos em laboratório para saber quem poderá ou não usá-lo e quais os possíveis efeitos contra-laterais e etc? E porque não o fizeram antes mesmo de lançar o medicamento? Isso mostra o quão preocupados estão com a população! - (Stefany Bischoff / Acadêmica do Curso de Psicologia.)

    ResponderExcluir