Pacientes brasileiros estão sendo expostos sem necessidade à radiação em exames de raios-X e tomografias. A constatação é de pelo menos cinco estudos publicados nos últimos anos na revista científica "Radiologia Brasileira", que reúnem dados de hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Paraná e Pernambuco. A pesquisa aponta varias razões dentre elas, maior número de exames sem necessidade e equipamentos radiológicos descalibrados e funcionários mal treinados sobre a dose de radiação mais adequada.
Os problemas que podem ocorrer a pacientes expostos a radiação de forma errada são, lesões graves, queimadura e queda de cabelo, probabilidade de ocorrência de câncer.
Portanto, não pode os planos de saúde, muitas vezes para o médico poder ganhar mais, diagnosticar exames sem necessidade, somente para poder ter um extra em seus salários. Enquanto isso no Sistema Único de Saúde, é quase impossível conseguir exames gratuitos.
A falta de proporcionalidade entre os planos de saúde privado e o SUS, é gritante.
O que podemos esperar é que profissionais comprometidos com a ética, possam ser mais coerentes na hora de pedir exames. Que não se preocupem apenas com o seu bolso mas sim com a saúde do seu paciente.
Claudete Seltenreich, estudante de psicologia.
Caxias do Sul, 05 de setembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário