quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Filme As duas faces de um crime


Culpado? Inocente? Essa não é questão para Martin Vail (Richard Gere), um poderoso advogado de Chicago, decidir. Seu trabalho é defender... especialmente se o caso vai colocar seu nome nas manchetes e promover sua carreira. Quando ouve falar que um pobre coroinha (Edward Norton) é acusado de assassinar o arcebispo, Vail agarra o caso, pensando somente nos holofotes da mídia. Mal sabe ele que isso vai revelar um ninho de corrupção, colocá-lo contra uma promotora (Laura Linney), que é sua ex-namorada, e pôr em risco toda sua habilidade, seu discernimento e até mesmo sua atitude de vencer a qualquer preço.
Para ele, o mais importante em uma causa não é o cliente, mas sua própria performance no tribunal ("Eu falo. Você, não. Tudo o que tem a fazer é ficar sentado e parecer inocente.", diz ele em uma cena).
O assassino do arcebispo sexualmente perverso teria esfaqueado a sua vítima. Ao fazê-lo seria Aaron, um jovem tímido e gago, que por exigência da vítima o fizera protagonizar uma cena "pornô" com outros dois jovens. E havia Linda entre eles, pela qual Aaron se apaixonara. Aaron que perdera a mãe e sofrera maus-tratos do pai. E a outra face do crime, alguém chamado Roy ficava deslembrado por Aaron ao acordar de sua crise. Absolvia-se ele, não se podendo culpar Roy como produto da divisão psicótica e amnésica. Mas no fim do filme, o criminoso tem um ato falho e se denuncia. Aaron é que era produto da imaginação de Roy, de um histrionismo que o criara conscientemente, para fugir da pena de morte!
Recomendo este filme, pois ele retem nossa atenção do começo ao fim. Ele trata sobre dois assuntos um advogado que gosta de estar na midia e um jovem que sofre um transtorno bipolar. Realmente um filme muito bem dirigido por Gregory Hoblit.
Acadêmica: Lenize Marques                 Curso: Psicologia

Um comentário:

  1. Neste link acesso as informações técnicas do filme: http://www.interfilmes.com/filme_13178_as.duas.faces.de.um.crime.html e neste outro sobre o Transtorno de Personalidade Histriônica ou Histérica(TPH): http://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_de_personalidade_histri%C3%B4nica.
    Assistam ao filme, quem gosta de suspense vai adorar!!!
    Acadêmica: Lenize Curso: Psicologia

    ResponderExcluir