Uma pesquisa feita em Paris, na França, revelou que 76% dos entrevistados acreditam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros de uma família. Um grupo de 60 crianças foi observado e concluiu-se que 63% delas possuíam animais de companhia como: cão, gato, pássaro, peixe ou tartaruga. Os resultados da pesquisa confirmam a importância desses animais no desenvolvimento da afetividade de crianças e adolescentes.
As crianças que se criam junto com animais de estimação apresentam muitos benefícios. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança. Um bom relacionamento com os animais pode também ajudar no desenvolvimento na comunicação não verbal, a compaixão e empatia.
Mas é muito importante também cuidar com a questão das doenças, já que sabemos que os gatos, por exemplo, transmitem toxoplasmose e podem fazer mal às crianças com asma.
Portanto, animais fazem bem SIM ao desenvolvimento tanto afetivo como social, porém, é sempre bom termos todos os tipos de cuidados.
Thâmis Kinstschner da Silva, acadêmica de fisioterapia

Nenhum comentário:
Postar um comentário