Uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo mostrou que o sal é muito perigoso, as pessoas o associam a um tempero universal e acabam usando-o em quase todas as receitas. O mais preocupante é que nem todas sabem o quanto mal o sal pode causar quando seu uso passar das doses necessárias ao consumo diário. A pesquisa tem como objetivo alertar a população das doenças que agregam à saúde, médicos cardilogistas também participaram deste estudo e reforçam a preocupação com este condimento. Ficou provado através desta que, uma molécula conhecida como angiotensina II, formada constantemente na corrente sanguínea pode invadir os tecidos do coração quando o nutriente é consumido além do necessário para o organismo.
Esse exagero induziria o aumento de volume das células do miocárdio, o músculo do orgão, modificando sua estrutura levando à sua desfunção. Além de causar ipertensão, inchaço, e a falência cardiaca.
Seu consumo diário não deve pasar de 1500 ml, ou meia colher de chá, essa redução é de 40% comparada ao que acabamos usando no dia a dia. No Brasil há registro de que essa quantidade diária chegaria aos 4800 mg/dia, quadro que deixa os cardiologistas em alerta, pois a população caminha para um colapso na área da saúde e onde ó sal junto ao açúcar levariam grande parte do povo brasileiro a um derrame ou a diabetes. Se faz necessário urgentemente uma campanha de conscientização, uma mudança nos hábitos alimentares, para uma vida longa exigiria hoje de nós, tal mudança ou então caminharemos para o caos na saúde não só no Brasil, mas no mundo todo.
Elsa Crdozo Robalo - Psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário