A definição de saúde possui implicações tanto legais, quanto sociais e econômicas dos estados de bem-estar e doença. Viver uma vida com qualidade depende muito de fatores como alimentação, atividade física e bons hábitos para com sua mente.
Atualmente muitas pessoas que dependem de uma rotina "pesada" de trabalho não têm tempo para praticar atividades físicas e bem como não possuem uma alimentação adequada. Com o avanço da tecnologia também não se preocupam em deslocar-se utilizando suas próprias pernas, porque há meios de locomoção mais utilizados, como os transportes coletivos ou até seus próprios veículos (carros).
Todos os fatores da atualidade nos levam a refletir em um futuro sedentário, ou seja, "parado"; Sabiamente os indivíduos que praticam qualquer tipo de atividade física desde uma simples caminhada ao amanhecer até aquela academia de três a quatro vezes por semana têm como resultados uma vida muito mais saudável, principalmente quando tudo isso é aliado a uma boa alimentação, rica em fibras e nutrientes.
Os jovens do século XXI não possuem um hábito adequado de viver quanto as suas idades, pois se alimentam de muito carboidratos e de açucares, além de serem o maior percentual de sedentários da população atual. Estes jovens passam maior parte de sua adolescência sentados em frente a um computador ou a um videogame e assim sem ter uma visão do que passa fora do alcance de seus olhos, e consequentemente no futuro terão muito mais chances de sofrerem enfartes do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais .
Uma forma de verificar como o modo de vida interfere em adoecer ou não, é o estudo dos fatores de risco, elemento que pode causar determinadas doenças e até levar à morte. Os cientistas descobriram que os fatores de risco das mortes por problemas cardíacos são relacionados com características da vida moderna. Esse atual modo de viver é também a causa da metade dos casos de morte por acidentes vasculares cerebrais, e de mais de um terço dos fatores determinantes de casos de câncer.
Especialistas do mundo inteiro descobriram a partir de pesquisas que as doenças tipicamente do passado estão perdendo seu espaço para as doenças atuais, chamadas de doenças crônico-degenerativas, bem como os enfartes, os acidentes vasculares cerebrais (derrames), hipertensão, o câncer entre outras. E essas mudanças são decorrentes dos fatores biológicos, do ambiente físico e mental e do modo de vida pessoal que são influentes na saúde.
Além disso, as doenças hoje predominantes estão interligadas, por exemplo, a hipertensão é um importante fator de risco para os acidentes vasculares cerebrais e as doenças de coração.
A tenção e a ansiedade são fatos bastante influentes para doenças, pois levam a muitas consequências, por exemplo, quando se fica ansioso o metabolismo humano acaba saindo do ritmo ocasionando a falta de certos hormônios no sangue o que leva a comer demasiadamente, ou a procurar outras maneiras de suprir as vontades sentidas. O estresse também é causador de doenças bastante conhecidas como, a TPM, tensão pré-menstrual da mulher, que muitos desconhecem como doença. Para o controle do estresse e da ansiedade é recomendo o descanso e o lazer, além da própria atividade física e evitar a tensão ou competição tanto no trabalho como na vida cotidiana.
Não resta dúvidas de que a atividade física nos trás benefícios imensuráveis para a saúde, pois reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), diminui também as taxas de açúcar (diabetes) e de triglicerídeos, fortalece a musculatura e as articulações, ajuda a controlar o peso além de proporcionar um prazer a pessoa que à faz.
A real atividade física é aquela que é feita com prazer e vontade e, esta deve ser feita com calma e sem exageros, contudo vai trazer benefícios a sua saúde.
A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada. A caminhada a passos rápidos ou caminhada forçada e ininterrupta queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.
Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico, para reduzir a pressão sanguínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, estresse, entre outros. Esta atividade, além de poder ser feita em qualquer lugar, permite que você altere a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida.
DENIZAR FERNANDO GARDIN PEDROSO
Interessante sua postagem.Porque relata que com o aumento da tecnologia as pessoas esquecem o exercício, que uma simples caminhada ajuda-rá na sua saúde.E com a atividade física além de exercitar o seu corpo, você acaba melhorando sua saúde.
ResponderExcluirFabricio Lusa Educação Física
De forma brutal o indice de obesidade aumenta mundialmente, apesar do consumo excessivo de alimentos caloricos ,se fosse feito algum tipo de exercicio diario estes alimentos nao fariam tanto efeito na saude da pessoa que os consome.
ResponderExcluirO fato mais comentado nos dias de hoje é a alta obesidade infantil, crianças ficam aproximadamente mais de 4 horas em frente de uma televisao, no horario oposto ao qual estudam sem praticar qualquer tipo de exercicio fisico, apenas os recomendados nas aulas de Ed. Fisica nas escolas, ou seja, o minimo necessario pelo processo de desenvolvimento que a criança sofre na infancia.
Simone Sikelero Ascari - psicologia