No dia 06/10/2010 ocorreu a primeira parte da prova seletiva do ENEM 2010 administrada pelo INEP.Neste primeiro dia de realizacao de provas foi notado no ato da realizacao um erro de impressao nos titulos do cartao-resposta, ao qual prejudicou muitissimos brasileiros que seguiram conforme estava impresso no papel a forma de preencher o campo de respostas.
Conforme dados do site "O Globo" o Ministerios Publico Federal de São Paulo que no dia 08/10/2010 sera inicializado uma investigacao decorrente tal erro e para nao prejudicar nenhum aluno pode ocorrer cancelamento das provas.
Alunos indignados por nao terem a possibilidade do uso do lápis e da boracha para a realizacao da prova e pelo erro no cartao-resposta ameacam recorrer a Justiça.Fiscais que estavam presentes em certas instituicoes nao souberam como agir diante da situacao por causa dos erros e nao recorreram a qualquer tipo de fonte para entendimento de como agir em relacao ao documento.
Já em outros estados foi ocorrido erros de digitalizacao na prova, questoes repetidas e numeracoes invertidas como ocorreu em Porto Alegre - Rio Grande do Sul.Segundo o site Terra ,o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Joaquim José Soares Neto, concedeu um entrevista para a imprenssa e determinou aos fiscais para trocarem as provas com estes erros por outras, mas pelas provas estarem em estados e cidades diferentes teriam uma grande dificuldade neste processo.
Sendo assim surgindo a possibilidade de cancelamento das provas muitos alunos estarao se prejudicando e aos que preencheram errado a grade do cartao-resposta se nao tiverem a prova cancelada estarao sendo prejudicados também.Agora é que fica a duvida, tanto uma decisao como a outra estara prejudicando os alunos pela falta de preparacao das provas que estava na responsabilidade do INEP.
SIMONE SIKELERO ASCARI - PSICOLOGIA
A organização do ENEN vem deixando muito a desejar, problemas de impressão tanto no cartão resposta como em algumas das provas amarelas, geraram muita preocupação nos estudantes. Sem esquecer que em 2009 uma das provas foi roubada, fatos como esses não podem se repetir tendo em vista o grande número de estudantes, que todos os anos, participam da realização das provas.
ResponderExcluirKarine Angeli - Educação Física
O que falta no Brasil é mais preocupação com a educação, se ela tivesse prioridade, como deveria ter, não iria acontecer esse tipo de coisa.
ResponderExcluirO Enem é muito mal organizado, coisa que deveria ser algo de preocupação para não obter erros, e quem se prejudica sempre com isso somos NÓS, cidadões que pagamos impostos o ano inteiro, e nunca aparece aonde vai o nosso dinheiro!
Jéssica de Souza Dias - Curso de Psicologia